iPhone 5S

Quanto custa um iPhone 5S ?



O iPhone 5S é um smartphone touch screen desenvolvido pela aclamada companhia de Cupertino, a Apple. Este telefone da maçã é a 7 geração da série de telefones inteligentes da Apple, o iPhone, e ele vem para se tornar o mais novo telefone celular da companhia, tomando o posto de mais moderno do seu antecessor o iPhone 5.

No dia 10 de Setembro de 2013, a Apple em um de seus populares eventos, acabou por introduzir o iPhone 5S e também o seu modelo mais simplório o iPhone 5C (sendo que este último possui o preço menor e tem como foco os mercados emergentes, como China, Índia e Brasil). Apesar do lançamento oficial ter ocorrido no dia 10 de Setembro, os novos smartphones da Apple estarão disponíveis apenas no dia 20 de Setembro nos EUA e até o momento não se há previsão de quando os novos aparelhos chegarão ao Brasil.

No aspecto design o iPhone 5S mantém as mesmas características do iPhone 5, porém agora conta com um sensor digital na tecla ‘HOME’ que é capaz de identificar o dono do aparelho através de um toque de dedo. Este sensor, possui uma camada de cristal que detecta o contato do dedo humano, tira uma foto do mesmo e analisa para ver se este dedo é o do proprietário. Outra novidade é a remoção daquele quadrado / círculo branco que estava presente no botão HOME dos iPhones mais antigos.

iphone 5s dourado preto e branco

Sua parte interna (seu hardware) foi melhorado quando comparado com o iPhone 5, o novo iPhone 5S possui um processador Apple A7 de 64bits, enquanto o seu antecessor possuia o processador A6. O sistema operacional também sofreu um upgrade, sendo que os novos smartphones da Apple utilizarão o novo sistema operacional iOS7.

 

Desenvolvimento e lançamento

iphone 5s branco

iPhone 5s branco

Antes mesmo do lançamento oficial, já haviam inúmeras especulações na mídia de que o os novos iPhone viriam com o sensor/leitor digital. No dia 22 de Julho a Apple adquiriu a companhia AuthenTec, uma empresa desenvolvedora de produtos de segurança para aparelhos móveis. Tal aquisição, uma referência no lançamento do sistema operacional iOS7 de que o botão ‘HOME’ haveria um leitor digital e um vazamento do de uma caixa para iPhone 5S mostrando que o tradicional butão ‘HOME’ agora teria um anel metálico, aumentaram as especulações em torno desta nova função no iPhone 5S.

Imagens similares deste anel também haviam sido vistas no convite oficial da Apple para a cerimônia em Setembro de 2013, quando o aparelho foi de fato revelado. Um pouco antes de ser revelado na apresentação oficial da maçã, o Wall Street Journal, também havia comentado sobre a possibilidade deste leitor digital na tecla home do iPhone 5S.

A cerimônia de lançamento oficial do iPhone 5S e do iPhone 5C, ocorreu em um evento de mídia na matriz da Apple em Cupertino (Califórnia), no dia 10 de Setembro de 2013, enquanto o lançamento está previsto para o dia 20 de Setembro de 2013.

 

Características

 

Sistema Operacional e Software

O iPhone 5S aprensenta o sistema operacional iOS7, que é o sistema operacional da Apple para aparelhos móveis, como smartphones e tablets. A interface de uso do iOS7 é baseada no conceito de direta manipulação, utilizando de gestos de toques múltiplos. Os elementos de controle de interface é composto de sliders, switches e botões. Interações com o iOS incluem gestos como swipe (deslizar), tap (toque), pinch (‘beliscar’ ou arrastar com os dois dedos), e pinch reverso (que é arrastar os dois dedos de maneira a reduzir a dimensão). Todos estes gestos possuem definições específicas dentro do contexto do sistema operacional iOS e as suas interfaces de multi-toque. Aceleradores Internos também são usados por certos aplicativos (apps) para responder ao ato de sacudir (shake) o aparelho, sendo um resultado comum o de desfazer (undo). Estes aceleradores internos também são utilizados para responder ao ato de rotacionar o aparelho horizontalmente, que geralmente muda do modo retrato para o modo paisangem (landscape).

lançamento do novo iphone 5s e 5c

Lançamento do novo iPhone 5s e 5c

O iPhone 5S será entregue com o sistema operacional iOS7, lançado no dia 18 de Setembro de 2013. O telefone pode servir de hotspot, compartilhando a sua conexão sob WiFi, Bluetooth ou USB, e também acesso à Apple Store, que é o distribuidor dos aplicativos desenvolvidos para o sistema iOS e é mantida pela própria Apple. O serviço que permite que os usuários naveguem e baixem aplicativos da iTunes Store, que são aplicativos desenvolvidos em Xcode e com o iOS SDK, exclusivos para o iOS e que depois de aprovados pela Apple, são publicados pela mesma na iTunes Store.

O sistema operacional iOS ainda acrescenta o AirDrop, uma plataforma ad-hoc para compartilhamento de WiFi. Com tal aplicativo os usuários podem compartilhar arquivos, fotos, músicas e vídeos com qualquer outro usuário que esteja utilizando um Mac com versão Lion ou superior, iPhone 5, iPhone Touch 5 geração, iPad 4 geração ou até mesmo um iPad Mini. O novo sistema operacinal também traz o Control Center, que garante aos usuários acesso aos comandos e aplicativos usados frequentemente. Ao deslizar (swipe) para cima apartir de qualquer tela, incluindo a tela ‘Locked’ (travado), os usuários podem realizar ações como acionar o modo avião (airplane mode), WiFi, e ajustar luz da tela e outras funções básicas similares do aparelho. Uma outra novidade interessante do novo sistema operacional da Apple, o iOS7, é que o mesmo inclui uma lanterna que utiliza as luzes LED de flash do aparelho para tal função.

O iPhone 5S pode tocar músicas, filmes, programas de televisão, ler livros digitais, livros em áudio e podcasts. O aparelho ainda pode organizar a sua ‘estante’ virtual por canções, artistas, vídeos, listas, gêneros, compositores, podcasts, livros de áudio e compilações. As opções são sempre apresentadas em ordem alfabética, com exção das listas, que mantém a ordem que possuem no iTunes. Quando o iPhone 5S é rotacionado para a horizontal, no modo landscape, as capas dos ‘discos’ dos artistas são mostradas. Quando você desliza o seu dedo nesta tela com as capas dos álbuns dos cantores, você pode visualizar todos os ‘discos’ disponíveis em sua ‘estante’. Você também pode tocar, mudar, pausar ou repetir as faixas através de seus earpods, que apartir do iPhone 5 apresentam também controle de voz que pode identificar e tocar músicas ou músicas de certas listas (ou playlists) ou artistas.

Vídeo oficial da apresentação do iPhone 5S e do novo sistema de reconhecimento de digitais:

 

Veja abaixo o preço de um iPhone 5S e um iPhone 5C:

nos EUA (Estados Unidos)

no Brasil

no Paraguai

Na Europa

Na Argentina

Na China

Em Hong Kong