iPhone 5

Quanto custa um iPhone 5?


O iPhone 5 é um smartphone touchscreen desenvolvido pela gigante norte-americana Apple, e é o último projeto da famosa empresa na qual teve a participação direta de Steve Jobs. Ele vem como o sucessor do popular iPhone 4S e é o representante da sexta geração dos celulares da Apple. Em comparação com o  iPhone 4S, ele é menor, mais fino, mais rápido e também possui uma tela maior (4 polegadas, contra 3,5 do seu antecessor). O seu processador também é mais veloz e melhor, chamado de Apple A6, mais conhecido como A6. O aparelho ainda faz uso do mais novo sistema operacional da Apple para celulares, o iOS6, e o iPhone 5 ainda suporta redes LTE, ou melhor conhecidas como 4G.

Depois de muita expectativa o iPhone 5 foi finalmente lançado no dia 12 de Setembro de 2012 em São Francisco, Califórnia, e as pré-reservas do aparelho se iniciaram dois dias após a sua apresentação ao público. Astrondoso foi o sucesso do lançamento que em apenas 24 horas, a Apple recebeu 2 milhões de pedidos de pré-reservas! A demanda após a sua apresentação de lançamento foi tão alta que os estoques da Apple não foram necessários para suprir tamanha procura pelo seu novo smartphone. Segundo a própria empresa norte-americana a aceitação do público foi extraordinária e as vendas pré-reservadas foram realizadas 25 vezes mais rápidas que as vendas dos seus tão populares antecessores.

Novo iPhone 5 Preto com EarPods

Novo iPhone 5 Preto com EarPods

De modo geral, o iPhone 5 tem sido bem aclamado pela mídia, apesar de alguns pequenos problemas. Dentre estes, com certeza o mais criticado foi o aplicativo Mapas, o qual veio como substituto do Google Maps, mas que no entanto não vem entregando grandes resultados como o seu antecessor. Muitas queixas surgiram de que o aplicativo dá direções imcompletas ou até mesmo incorretas. A própria Apple, fez um anúnicio público após alguns dias do lançamento, pedindo desculpas pelos erros e pela qualidade do aplicativo.

iPhone 5 - Mapas

iPhone 5 – Mapas

Outra queixa comum tem sido em relação às imcompabilidades com certas redes LTE (4G), sendo que o Brasil se encaixa neste quadro de imcompabilidades. Infelizmente o uso do 4G do iPhone 5 não estará disponível no Brasil devido justamente à estas imcompabilidades de rede. É certamente uma pena, já que este é o primeiro smartphone da Apple que suporta 4G.

História do iPhone 5

Muita especulação e rumores sobre o iPhone 5 surgiram já no lançamento do iPhone 4S, pois grande parte do pública na realidade tinha esperanças de que um Iphone 5 seria lançado, e não somente um ‘update’ do então iPhone 4. Apesar de todos os rumores e especulações, vazamentos mais detalhados sobre este novo celular da Apple começaram a surgir somente em Julho de 2012.

Como tradição a Apple nem comentava ou negava qualquer rumor em relação ao seu novo smartphone, porém no dia 4 de Setembro, a companhia norte-americana entregou uma grande pista ao seu sedento público por novidades. Neste dia, a companhia anunciou que estaria sediando um evento em São Francisco, e nos convites enviados à mídia havia na sombra dos mesmo o número 5. Apartir daí, o que já era há muito especulado, começou a ser confirmado: o novo iPhone 5 finalmente seria revelado ao público.

Na cerimômia de apresentação do iPhone 5 em São Francisco, a Apple além de revelar ao público a sexta geração do seu ultra-popular smartphone, tão apresentou novas versões de seus iPods Nano e Touch. Porém, o mercado a mídia também especulava o lançamento de um novo iPad com dimensões menores, e esta não veio neste evento. Tais rumores sobre a produção de um iPad menor realmente se confirmaram, e o iPad Mini foi lançado semanas depois.

iPhone 5 preto ao lado de um iPhone 5 branco

iPhone 5 preto ao lado de um iPhone 5 branco

Logo após o seu lançamento, o iPhone 5 já se tornou um sucesso de vendas, ultrapassando as vendas até mesmo do até então mais bem vendido smartphone da Apple, o iPhone 4S. Em 24 horas, mais de 2 milhões de pré-reservas foram feitas para o iPhone 5, enquanto no caso do iPhone 4S, ‘somente’ 1 milhão de telefones haviam sido vendidos nas primeiras 24 horas após a revelação. O rítmo de vendas continuou aquecido, filas se formaram pelo mundo à fora nas portas das Apple Stores, e em 5 dias a Apple conseguiu emplacar a marca de 5 milhões de vendas destes novos smartphones. Algo certamente no mínimo impressionante!

E foi no dia 30 de Novembro, que a Apple finalmente iniciou a venda do iPhone 5 desbloqueado em sua loja online nos EUA, ao preço de US$ 649 para a versão de 16GB.

Análise (review) do iPhone 5 feito por um Brasileiro que o comprou no Reino Unido:

Outra análise (review) do novo iPhone 5 em Português feita pelo menos rapaz:

Veja quanto custa um iPhone 5:

No Paraguai

Nos EUA

Na Europa

Na Argentina

Na China

Em Hong Kong