iPhone 4S

Quanto custa um iPhone 4S?


O iPhone 4S é um smartphone touchscreen desenvolvido pela empresa norte-americana Apple, e é a quinta geração da famosa série de smartphones da empresa de Cupertino, Califórnia. Seu lançamento ocorreu no dia 4 de Outubro de 2011 e no dia 7 do mesmo mês, já era possível fazer pré-reservas do mesmo nos 7 países nos quais ele ficou primeiramente disponível: EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, Alemanha, França e Japão.

As primeiras entregas dos iPhones 4S ocorreram apenas 10 dias após o seu anúncio oficial, e uma semana após o início das pré-reservas, ou seja, no dia 14 de Outubro. Neste mesmo dia, também foi iniciado o processo de vendas nas lojas físicas da Apple. E incrivelmente foram vendidos 1 milhão de iPhones 4 em apenas 24 horas. O que resultou no recorde de vendas de um único aparelho smartphone em um único dia, que somente foi batido pelo seu sucessor, o iPhone 5. Este vendeu também em apenas 24 horas, o dobro: 2 milhões de telefones. O sucesso de vendas do iPhone 4S foi tão grande que em apenas 3 dias após o início das mesmas, mais de 4 milhões de unidades do aparelho haviam sido vendidas.

iphone 4S - Preto, Frente, Costas e Lateral

iPhone 4S – Preto, Frente, Costas e Lateral

Apesar do iPhone 4S manter o design do seu antecessor, o iPhone 4, ele trouxe interessantes melhorias e updates na parte de hardware e também software. Foi também com a chegada do iPhone 4S que surgiram a famosa Siri (que é um sistema de reconhecimento de voz, que infelizmente ainda não reconhece o português) e também o serviço de computação em nuvem da Apple, o iCloud. Algumas das funções deste smartphone podem ser controladas através da Siri, que pode fazer pesquisas na Internet, colocar alarmes, lembretes, checar o tempo, verificar o horário em diferentes países, cidades, iniciar aplicações, músicas, checar preços de ações, etc…

iPhone 4s - Preto e Branco com Siri

iPhone 4s – Preto e Branco com Siri

O iPhone 4S está disponível em mais de 70 países ao redor do mundo e mais de 100 empresas de telefonia o oferecem aos clientes. Dentre as empresas de telefonia no Brasil que oferecem o iPhone 4S, estão a Vivo, TIM, OI, e a Claro.

Com todas essas vendas em apenas poucos dias após o seu lançamento, o iPhone 4S certamente se tornou um sucesso e dentre as melhorias que mais agradaram aos consumidores quando o mesmo é comparado com o seu antecessor, o iPhone 4, estão a nova câmera de 8 megas (contra a de 5 megas do iPhone 4), a assistente via voz Siri, e também as melhorias na velocidade do processador.

História do iPhone 4s

iPhone 4s - Preto com FaceTime

iPhone 4s – Preto com FaceTime

Bem antes do lançamento oficial do iPhone 4S já haviam inúmeros rumores de um possível sucessor do iPhone 4. Porém, a maioria devastadora da mídia e analistas esperavam pelo lançamento de um iPhone 5, e não um update, do então iPhone 4. Milhares de especulações, rumores e fotografias do possível novo iPhone 5 se espalhavam pela web, mas para o constrangimento de muitos, ao invés do iPhone 5, foi lançado o iPhone 4S. Tal fato, frustou vários gurus da mídia e fãs da Apple, mas mesmo assim, isto não foi suficiente para controlar o tremendo sucesso que estava por vir do então lançado iPhone 4S.

Mesmo com o mercado antecipando uma possível vinda de um novo iPhone 5, em Maio de 2011, já havia vazado fotos de um novo possível iPhone 4S, este inclusive era o nome contido no vazamento. Nesta mesma publicação também já indicava o uso do chip A5, HSDPA, da nova câmera e também o uso da companhia telefônica Americana Sprint. Porém, o mercado não deu muita atenção à tal vazamento e continuou a especular sobre o lançamento de um novo iPhone 5.

Não existe nenhuma diferença na parte externa entre o iPhone 4 e o iPhone 4S, com exceção do posicionamento do SIM card no iPhone 4S, ou seja, como já mencionamos anteriormente, as mudanças realmente ocorreram na parte interna do novo iPhone 4S (melhorias e updates de hardware e software).

A divulgação e lançamento oficial do iPhone 4S, ocorreu no dia 4 de Outubro de 2011, na própria sede da companhia em Cupertino, Califórnia. O evento foi chamado de “Let’s talk iPhone”e foi marcado pela primeira apresentação de um novo produto da Apple sem a presença de Steve Jobs. O apresentador do novo iPhone 4S foi Tim Cook, que é hoje o atual CEO (chief executive officer) da Apple. Devido às condições da saúde de Steve Jobs, este não pode comparecer ao evento, e infelizmente, faleceu um dia após o lançamento do iPhone 4S.

Apesar de Steve Jobs não ter participado do lançamento oficial, o iPhone 4S ainda é um produto que possui grande influência de Steve Jobs, o qual participou do conceito do novo iPhone 5 também. Muitos rumores, em especial um pouco antes do lançamento do iPhone 4S, diziam que um iPhone 5 não seria lançado devido a dificuldades em que a Apple estaria enfrentando no processo de produção do mesmo na China.

 

Tim Cook apresentando o iPhone 4S

Tim Cook apresentando o iPhone 4S

Analisando hoje estes rumores, eles até fazem um pouco de sentido, pois em 2011 já se falava muito sobre o lançamento do iPhone 5, e apesar deste smartphone ter somente sido lançado em Setembro de 2012, ele hoje é considerado o último projeto que teve o toque de Jobs. Logo, parece ter fundamento o não lançamento do iPhone 5 em Outubro de 2011 por causa de dificuldades na produção do aparelho, já que desde 2011 ainda com Jobs, a Apple já vinha projetando o iPhone 5. De qualquer forma o iPhone 4S, é um excelente celular e trouxe melhorias interessantes em relação ao seu antecessor.

Vídeo da Análise do iPhone 4S (TecMundo):

Veja o preço de um iPhone 4S:

Nos EUA

No Paraguai

No Brasil

Na Europa

Na Argentina

Na China

Em Hong Kong