iPhone 4

Qunto custa um iPhone 4?



O iPhone 4 é um celular touchscreen 3G e a quarta geração dos famosos smartphones desenvolvidos pela gigante norte-americana Apple. É o sucessor do tão popular iPhone 3GS e foi trazido ao mercado tendo como pontos fortes a possibilidade de realizar vídeo chamadas (Video Calling, ou FaceTime, como a própria Apple as denominam) e o consumo de mídias como livros, revistas, jornais, filmes, músicas, jogos e, claro, o uso da internet e acesso à email.

O anúncio oficial do iPhone 4 ocorreu no dia 7 de Junho de 2010 na WWDC (Apple World Wide Developers Conference, conhecida somente por WWDC), em São Francisco, Califórnia. O seu  lançamento no entanto, ocorreu somente no dia 24 de Junho de 2010, simultaneamente nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França e Japão.

Assim com os outros aparelhos da Apple (como o iPad, iPod Touch, e os iPhones anteriores), o iPhone 4 possui o iOS como sistema operacional. O iOS utilizado pelo iPhone 4, é o iOS4, sendo que o iPhone 4S possui o iOS5 e o iPhone 5 vem com o iOS6 (o mais atual até o momento).Como este celular da Apple possui uma tela multi-touch, o modo de controle do mesmo é baseado em comandos feitos pelas pontas dos dedos. E assim como os outros aparelhos da Apple neste quesito, o iPhone 4 recebeu vários elogios, devido à rapidez, qualidade de recepção e interpretação do toque de sua tela.

iPhone 4 - Sobre a Caixinha

iPhone 4 – Sobre a Caixinha

Em relação aos seus antecessores, a diferença mais notável do iPhone 4, fica no seu design. Ele já não possui o formato arredondado dos seus antecessores, como o iPhone 3GS e ao redor de suas laterais o telefone possui uma camada de aço inoxidável que funciona como antena para o aparelho. Outra diferença é que a sua parte exterior é formada por uma capa de vidro reforçada, a qual garante proteção as partes internas do aparelho além de um excelente aspecto visual.

iphone 4 - Preto, Frente, Costas e Lateral

iPhone 4 – Preto, Frente, Costas e Lateral

Como mencionamos anteriormente o iPhone 4, possui o ‘Apple iOS4’ como sistema operacional e ainda 512 MG de eDRAM, o que é o dobro do iPhone 3GS e 4 vezes mais do que a RAM do primeiro iPhone. Sua tela de cristal líquido de 3,5 polegadas e 960×640 pixels de resolução, também é conhecida como ‘Retina Display’, e entrega uma qualidade de reprodução gráfica de altíssimo nível. Sendo ideal para a visulização de vídeos, filmes, fotos e navegação na web.

O iPhone 4 perdeu o seu posto de mais recente lançamento da Apple, com a chegada do iPhone 4S no dia 11 de Outubro de 2011. O iPhone 4S, apesar de apresentar o mesmo design do iPhone 4, trouxe várias melhorias na parte de software e hardware do aparelho, como o ‘novo’ iOS 5, a assistente virtual Siri e o melhoramento da câmera na parte traseira para 8MB, contra os 5 MB do iPhone 4.

História do iPhone 4

 

Vazamentos e rumores

Como de costume, antes do lançamento oficial do iPhone 4, começaram a surgir vários rumores e especulações na Internet  sobre as especificações e design do aparelho. Dentre estes rumores, ocorreram dois vazamentos que ganharam bastante atenção online e acabaram se provando corretos em relação as especificações técnicas do aparelho.

O primeiro caso, foi quando o site de notícias tecnológicas americano Gizmodo, divulgou que eles haviam comprado um protótipo do novo iPhone 4 por US$5000 e que haviam o desmontado para analisar o telefone. O protótipo, seria um celular de um funionário da Apple que o havia supostamente  esquecido em um restaurante em Redwood City, Califórnia.

iPhone 4 - Branco e Preto - Frente

iPhone 4 – Branco e Preto – Frente

Logo após o artigo da análise do protótipo ter ficado online, a Apple requereu o aparelho de volta e o site Gizmodo, o devolveu. Porém muita confusão ainda ocorreu, e até os computadores do editor resposável pela publicação da análise do protótipo foram confiscados pela polícia. Porém, a Apple acabou não processando o editor ou o website e as investigações dos computadores do jornalista acabaram sendo abandonadas.

Um outro caso no qual também gerou um certo buzz na internet foram as publicações de um segundo protótipo feitas por um site Vietinamita, o Taoviet. O site afirma ter pago US$ 4000 pelo protótipo e acabou revelando corretamente a resolução da tela do novo iPhone 4, que é de 960 por 640 pixels. Tal fato foi confirmado no anúncio oficial feita pela Apple em 7 de Junho de 2010.

Lançamento do iPhone 4

O anúncio oficial do iPhone 4, ocorreu no dia 7 de Junho de 2010 na WWDC em São Francisco e o lançamento oficial ocorreu no dia 24 de Junho de 2010. Seu lançamento apesar de ter sido limitado apenas aos Estado Unidos, Grã Betanha, Alemanha, França e Japão, foi um tremendo sucesso de vendas.

As pré-vendas fora iniciadas no dia 15 de Junho de 2010, e vários compradores reportaram que estavam tendo problemas para comprar os seus iPhones. Tais problemas ocorreram porque a demanda pelos novos smartphones foi tão grande, que os servidores da Apple tanto nos Estados Unidos, quanto no Reino Unido não suportaram a quantidade de tráfego em seus sites e acabaram sucumbindo.

iPhone 4s - Branco - Frente, Costas e Lateral

iPhone 4s – Branco – Frente, Costas e Lateral

O mesmo problemta também foi evidenciado pelas companhias telefônicas norte-americana AT&T e a japonesa SoftBank. Ambos eram parceiros exclusivos da Apple nos EUA e no Japão, respectivamente e tiveram que suspender as pré-vendas porque a demanda pelos telefones era tão grande que ameaçava exceder oferta disponível de iPhones 4. Lojas online também tiveram os mesmo problemas, devido à grande procura pelos telefones da Apple e tiveram que cancelar as pré-vendas, já que seus servidores também não estavam suportanto o tráfego gerado pela procura dos iPhones 4.

A procura pelo novo aparelho foi tão grande que a Apple reportou que em 24 horas foram feitas 600 mil pré-vendas (o recorde da Apple até aquele momento). O site Engadget, revelou que não foram necessárias as 24 horas para se esgotar o estoque da Apple, e que às 20:30 o estoque já havia se esgotado.

Outra marca de venda impressionante foi o número de vendas realizadas após somente 3 dias do lançamento do iPhone 4: 1,7 milhão de novo celulares! Tais marcas são impressionante, mas no entanto, a Apple acabou as superando com o lançamento de seus futuros smartphones, o iPhone 4S e o iPhone 5.

Vídeo de apresentação do iPhone 4 (legendas em Português):

Veja quanto custa um iPhone 4:

No Paraguai

Nos EUA

No  Brasil

Na Europa

Na Argentina

Na China

Em Hong Kong